Por: J. A. Barbosa
Sob o calor do sol, uma maré vaza pode deixar sal na areia. Será mais um desígnio da natureza?
Aristóteles refere que os marinheiros fenícios destilavam água do mar para retirar o sal. A palavra “destilação”, tal como álcool, têm origens árabes.
Provavelmente foram os mouros que trouxeram a técnica de destile para a Península Ibérica e daqui, posteriormente, difundida pela Europa, tendo as bebidas destiladas começado a surgir no início do Renascimento.
O uso da destilação na alquimia e na medicina medieval pode ter dado origem `a expressão “aqua vitae” ou água da vida, como um termo para bebidas espirituosas.
Por exemplo a palavra “vodka” é um diminutivo de água em eslavo (“da vida”. Aquavit ou akvavit dá ao termo o nome que está a desaparecer na Escandinávia. Eau-de-vie pode ser o nome deste tipo mais usado, no mundo francófono.
A destilação implica o aquecimento de líquidos para criar vapor, que pode ter um aspecto pálido. Em alemão, o sufixo-geist, que partilha a sua etimologia com a palavra inglesa ghost (fantasma), aparece nos nomes de algumas bebidas espirituosas.
Mas outro grupo de termos, que inclui aguardente em português ou a aguardiente em espanhol e brandy em inglês refere o uso de fogo para vaporizar o líquido. Em neerlandês, brandy era brandewijn ou “vinho queimado”.
Por muito românticos que fossem estes nomes, nada diziam ao consumidor sobre a origem de cada bebida “espirituosa”. Poucos especificavam qual era a matéria prima: uvas nas aguardente de Portugal e Espanha ou nos brandies da Gasconha e de Cognac; peras e maças nos calvados da Normandia; e frutas suaves nos “álcoois brancos” da Alsácia. Dando o grão o lugar à fruta, os Países Baixos acrescentaram aromas, incluindo o zimbro – ou junípero – (genièvre em francês, dando origem ao jenever holandês, e na Inglaterra, ao gin) .
O Norte da Alemanha tem as suas próprias versões de gin, tal como o schnapss (espécie de genebra alemã) de grão puro, enquanto os Escandinavos usam ervas invernais, como funcho e alcaravia para temperar a sua aquavit.
www.licorenigma.com
—————